LEIA MAIS

...

Odontologia Sustentável – Entrevista – Pergunta 3

Odonto Magazine –O profissional da saúde é considerado um agente transformador do meio ambiente e um formador de opinião. Como ele pode promover uma mudança de hábitos entre os pacientes atendidos?

A educação é base para todo processo de transformação.

A Educação para a Saúde não deve ser entendida apenas como uma técnica para a distribuição de dados e informações necessárias à manutenção da saúde, antes, contudo, deve ser tida como um instrumento de libertação e valorização do ser humano.

A educação é um processo, onde o constante acúmulo de conhecimentos e experiências permite ao indivíduo a tomada de novos rumos e decisões, implicando nisso a sua mudança. Podemos afirmar que a educação e a mudança, caminham juntas, e, do mesmo modo, podemos afirmar que como “ninguém educa ninguém” como disse Paulo Freire, por consequência, “ninguém muda ninguém”. É importante salientar que os indivíduos só mudam quando sentem necessidade de mudar ou quando são obrigadas.

A função do profissional é determinar estratégias educacionais que estimulem os indivíduos a perceberem suas necessidades. O profissional deve ter a noção de suas limitações nesse processo.

As salas de espera das diversas clínicas e consultórios podem ser fonte renovável de informação. Os profissionais podem oferecer material de leitura criteriosamente elaborado para atingir seus objetivos educacionais. Use o espaço para divulgação de idéias específicas e cancelem suas assinaturas de “Caras” e “Vejas”.

Mas, muito mais que as idéias, a mudança se propõe através e principalmente das ações práticas e postura dos profissionais.

  • by drchaim
  • posted at 16:59
  • 12 de outubro de 2013