LEIA MAIS

...

Odontologia Sustentável – Entrevista – Pergunta 1

Odonto Magazine – Na década de 1960, surgia um novo ideal de gestão nos ambientes de saúde: o princípio biocêntrico. Como o conceito do chileno Toro Araneda pode influenciar no segmento odontológico?

A visão biocêntrica altera e amplia a proposta antropocêntrica que coloca o homem como centro de todas as atenções. O princípio biocêntrico, estipula a vida como a principal referência, a vida como valor maior e em todo o seu sentido mais profundo. A vida em toda sua amplitude abrange muito mais que apenas o homem, mas, todos os seres e espécies viventes da natureza.

Em 1854, em trecho da carta escrita pelo Chefe Seatle ao presidente dos EUA, podemos ler:

 “Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família. Há ligação em tudo. O que ocorrer à terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.”

Os Estabelecimentos de Saúde devem entender a necessidade de realizar ações em função do todo, da natureza. Mesmo na clínica particular os profissionais podem promover ações neste sentido, como a redução do consumo de energia e água, gerenciar resíduos que podem comprometer a saúde e o meio ambiente, entre outras.

  • by drchaim
  • posted at 20:55
  • 10 de outubro de 2013