LEIA MAIS

...

Palitos Interdentais

Os palitos utilizados para a limpeza dos espaços interdentários são constituídos de pontas de madeira.

Dados históricos apontam que em escavações na cidade da Babilônia chamada “Ur”, por volta de 3550 AC, foram encontradas comprovações sobre o uso de palitos de ouro para a limpeza dos dentes.

Aparentemente, os palitos foram introduzidos na França pelo primeiro ministro espanhol Antonio Peres em 1590.

O formato adequado do palito deve acompanhar o formato do espaço interdental, ou seja, deve ter o aspecto triangular (Figura 1), sendo que sua base pode ficar apoiada sobre a gengiva interproximal e suas laterais devem tocar as paredes dentárias.

A pressão deve ser exercida somente nas paredes dentárias.

A madeira deve apresentar certa maleabilidade, diminuindo a capacidade de provocar ferimentos.

  

Figura 1 – Palitos interdentais.

Assim como o fio dental, os palitos interdentais não realizam a limpeza de superfícies radiculares que apresentam concavidades.

Os palitos também não conseguem abraçar as superfícies interdentais, diminuindo dramaticamente sua capacidade de higienização.

Deste modo, podemos considerar inadequada a indicação deste instrumento com auxiliar de limpeza para os espaços interdentais.

Como prática culturalmente estabelecida e aceita, muitos indivíduos são ainda usuários de palitos ao invés de fio dental.

Embora não se deva indicar o uso de palitos, estes acabaram por ocupar um espaço como instrumento de limpeza na higiene habitual, por auxiliar na remoção de restos alimentares fibrosos entre os dentes, que podem provocar a impacção de resíduos alimentares principalmente em dentes com espaços interdentais muito grandes. (Figura 2)

                           

Figura 2 – Movimento preconizado para o uso de palitos interdentais.

Devemos lembrar que o objetivo da higiene interdental é o de remover o biofilme aderido às superfícies interproximais e não apenas a eliminação de resíduos alimentares.

Infelizmente, os palitos utilizados com a finalidade de limpar os espaços interdentais, são palitos com formato circular e que na realidade foram confeccionados para “pegar” salgadinhos, picles e alimentos servidos em porções, substituindo os garfos (Figura 3).

                             

Figura 3 – Os palitos interdentais devem apresentar o mesmo formato do espaço interdental que é triangular e não circular.

O uso de palitos inadequados, além de não limpar, pode promover muitos ferimentos.

Deste modo, o uso de palitos interdentais adequadamente produzidos para esta finalidade, por não realizar totalmente o objetivo de remover biofilme dos espaços interdentais, deve ser muito criterioso.

  • by drchaim
  • posted at 16:08
  • 23 de junho de 2012