LEIA MAIS

...

Adaptação e Manuseio Adequados ao Método de escovação de Bass – 2

Na empunhadura da escova para a escovação dos dentes do lado esquerdo em indivíduos destros, o dedo indicador deverá estar posicionado atrás da cabeça da escova, direcionando-a corretamente durante as escovações (Figura 1). O mesmo servirá para as escovações do lado direito em indivíduos canhotos.

                       

Figura 1 – Para as escovações dos dentes do lado oposto a mão de comando

Para os dentes anteriores, superiores e inferiores, do lado lingual ou palatino, a empunhadura deverá ser modificada. Para a limpeza dos dentes anteriores inferiores do lado lingual, o dedo polegar ficará posicionado na parte interna do cabo em contraposição aos quatro outros dedos da mão (Figura 2).

                          

Figura 2 – Posição dos dedos sobre o cabo da escova para a limpeza dos dentes anteriores inferiores do lado lingual.

Para a limpeza dos dentes anteriores superiores do lado palatino, o dedo polegar ficará posicionado na parte externa do cabo em contraposição aos quatro outros dedos da mão (Figura 3).

                    

Figura 3 – Posição dos dedos sobre o cabo da escova para a limpeza dos dentes anteriores superiores do lado palatino.

A estabilidade oferecida pelas posições demonstradas nas figuras facilita a execução dos movimentos requeridos pela técnica de escovação de Bass e proporciona o máximo de eficiência, diminuindo o risco de traumas teciduais.

  • by drchaim
  • posted at 21:17
  • 18 de maio de 2012