LEIA MAIS

...

Defeitos de higiene bucal associados ao método de escovação de Bass – 4

Dos defeitos de encaixe e adaptação das escovas nas arcadas, a direção da cabeça na colocação da escova no hemiarco foi muito freqüente.

A cabeça da escova deve estar voltada para o lado correspondente à sua aplicação, ou seja, do lado direito, a cabeça da escova deverá estar posicionada na mesma direção e do lado esquerdo, no mesmo sentido, ver a figura 1.

A não observação desta regra básica pode comprometer principalmente a limpeza dos dentes incisivos laterais e a parte mesial dos caninos, pois, as comissuras labiais dificultam a colocação da escova e a realização dos movimentos de escovação, pois, para que os mesmos ocorram de forma correta, o braço do indivíduo deve ser levado bem para trás, acompanhando a curvatura das arcadas.

                              

          Figura 1 – Posição da cabeça da escova colocada de modo incorreto.

Outro importante aspecto que chamou a atenção em nosso estudo foi a escolha inadequada de escovas para o exercício da técnica de Bass (Figuras 2 e 3). Observamos que os indivíduos escolheram e utilizaram escovas com cerdas desgastadas, com alturas variadas, com texturas diversas na mesma cabeça e adaptadas em cabeças grandes.

                          

           Figura 2 – Exemplo de escova inadequada para o método de Bass.

            

                   Figura 3 – Escovas inadequadas para o método de Bass.

  • by drchaim
  • posted at 21:42
  • 11 de maio de 2012