LEIA MAIS

...

Defeitos de higiene bucal associados ao método de escovação de Bass – 2

Normalmente, o cansaço provocado pelo uso de empunhaduras inadequadas, poderá promover dificuldades de alinhamento das cerdas em relação à linha cérvico-gengival (região sulcular), o abaixamento do cabo e sua conseqüente inclinação pode ser observado na figura 1.

   Figura 1 – Inclinação do cabo inadequada, tirando as cerdas do alinhamento cérvico-gengival.

Dentre os defeitos mais comuns encontrados em nosso estudo, os associados com a inclinação das cerdas em relação ao longo eixo do dente foram os mais freqüentes.

A angulação de 45o normalmente foi levada para um ângulo de 90o ou próximo. Isso também ocorreu em função do desalinhamento provocado pela empunhadura inadequada (Figura 2).

Figura 2 – Exemplo de mudança de angulação de 45o para próximo de 90o em relação ao longo eixo dos dentes.

Pode ocorrer também, porém com menor freqüência a colocação das cerdas paralelas ao longo eixo dos dentes, inibindo toda a ação efetiva das cerdas das escovas. (Figura 3).

Outra conseqüência dessa inclinação inadequada é a de não permitir que a ponta ativa das cerdas entre em contato com a superfície dental, neste caso a lateral das cerdas fica em contato com os dentes e não exerce a função de limpeza.

Figura 3 – Exemplo escova colocada com as cerdas paralelas ao longo eixo dos dentes.

  • by drchaim
  • posted at 14:48
  • 8 de maio de 2012