ARQUIVO DE

..

Cádmio, osteoporose e fumo

Pequenas exposições ao cádmio podem acelerar a perda óssea. É possível ser contaminado por cádmio mesmo que você não trabalhe e nem viva perto de minas de cádmio, usinas ou outras fontes industriais de metais pesados. O cádmio está presente na fumaça do cigarro. As fábricas de tabaco retiram o metal tóxico do solo e depois o fumo o transfere…

leia mais
  • por drchaim
  • 22 de novembro de 2012

Campanha publicitária da Colgate

A Colgate criou uma campanha publicitária para promover o fio dental. Observem estas imagens:       Na primeira imagem a mulher tem um dedo a mais; na segunda há um braço fantasma e na terceira o homem só tem uma orelha. Notaram? Não? Então a campanha cumpriu o seu objetivo, demonstrando que os restos alimentares e as lesões dentais…

leia mais
  • por drchaim
  • 21 de novembro de 2012

A importância da Mídia e do Marketing na Odontologia-4

Luís Antônio de Filippi Chaim A mídia não retrata só o que é contratado e de interesse econômico das Indústrias, mas, pode também retratar o que vê. Portanto, a mudança de imagem do cirurgião-dentista, depende de mudança real nas atitudes e propostas de uma Odontologia voltada para a reparação das estruturas lesadas, para uma Odontologia visando a promoção da saúde…

leia mais
  • por drchaim
  • 20 de novembro de 2012

A importância da Mídia e do Marketing na Odontologia-3

Luís Antônio de Filippi Chaim A utilização de métodos de propaganda e publicidade na Odontologia tem levado muitos indivíduos a imaginarem uma Odontologia Reparadora capaz de devolver-lhes e com vantagens todas as estruturas dentárias perdidas. As próteses realizadas em cerâmicas altamente estéticas e resistentes; as promessas de implantes dentários cada vez mais adaptados ao organismo humano; as atividades tidas como…

leia mais
  • por drchaim
  • 19 de novembro de 2012

A importância da Mídia e do Marketing na Odontologia-2

Luís Antônio de Filippi Chaim A imagem do profissional, quando bem sucedido, acaba sendo aquela que vem acompanhada sempre do sucesso financeiro, do carro, da casa, mostrando indivíduos realizados e satisfeitos economicamente. Essa visão de sucesso profissional, embora com caracteres também justificáveis, não é apenas do cirurgião-dentista, mas é também compartilhada pela própria sociedade. Essa visão distorcida pode gerar uma…

leia mais
  • por drchaim
  • 17 de novembro de 2012

A importância da Mídia e do Marketing na Odontologia-1

Luís Antônio de Filippi Chaim De modo geral, a imagem do cirurgião-dentista está atrelada a dor e ao desconforto. Os procedimentos odontológicos podem ainda, estar associados ao medo, angústia e ansiedade. Muito raramente, o cinema, o teatro, a televisão em suas novelas ou filmes, retratam um cirurgião-dentista que esteja produzindo um ato odontológico indolor. Até mesmo a picardia em algumas…

leia mais
  • por drchaim
  • 16 de novembro de 2012

A Questão da Manipulação e a Aplicação dos Modelos de Atenção Odontológica.8

Luís Antônio de Filippi Chaim Muitos professores, até os bem intencionados, receberam influências, quer seja, de sua base de formação acadêmica, seus antigos professores ou orientadores, quer seja, por outras fontes, como a mídia. O respeito devido a esses mestres não será menor, discordando-se deles, por exemplo, quanto aos conceitos científicos emitidos. O problema existe, quando se associa o indivíduo,…

leia mais
  • por drchaim
  • 15 de novembro de 2012

A Questão da Manipulação e a Aplicação dos Modelos de Atenção Odontológica.7

Luís Antônio de Filippi Chaim Escolas de Odontologia que tem como principal objetivo, a manutenção dos alunos na Instituição, a qualquer preço. Escolas que alterem o conteúdo programático para beneficiar ou facilitar a formatura de seus alunos tão somente, desmerecendo o quadro de professores e funcionários; reduzindo a capacidade crítica e de discussão interna, sobre os interesses da Odontologia; e,…

leia mais
  • por drchaim
  • 14 de novembro de 2012

A Questão da Manipulação e a Aplicação dos Modelos de Atenção Odontológica.6

Luís Antônio de Filippi Chaim Para o desenvolvimento de um modelo que tenha como base, a prevenção e conseqüentemente, a promoção da saúde, atividades que antes não eram consideradas remuneráveis, como as de diagnóstico e principalmente, as educacionais, devem ser estabelecidas, consistentemente. Deste modo, um novo perfil de cirurgião-dentista deve aparecer, cobrando por atividades odontológicas não reparadoras, mas, fundamentadas numa…

leia mais
  • por drchaim
  • 13 de novembro de 2012

A Questão da Manipulação e a Aplicação dos Modelos de Atenção Odontológica.5

Luís Antônio de Filippi Chaim Outro modelo de atenção odontológica passou então, a ser proposto, o “modelo preventivo”, que procura estabelecer uma relação de atenção para com o indivíduo, independente da presença de sinais clínicos visíveis de doenças.  Considerando quando possível, o perfil de risco para o desenvolvimento de doenças do indivíduo, estabelecendo a partir disso, a melhor conduta odontológica…

leia mais
  • por drchaim
  • 12 de novembro de 2012

posts anteriores