ARQUIVO DE

..

Uma pequena discussão acerca do efeito de limpeza dos dentifrícios – 7

Luís A. F. Chaim Para nós, a questão da abrasão dental, ao que parece, está mais relacionada com: 1 – a força excessiva dispensada no ato escovatório; 2 – a técnica de escovação escolhida; 3 – os instrumentos utilizados, como as escovas dentárias com cerdas médias ou duras; 4- o tempo e freqüência de escovações; 5 – as superfícies em…

leia mais

Uma pequena discussão acerca do efeito de limpeza dos dentifrícios – 6

Luís A. F. Chaim Experimentos realizados em dentifrícios tidos como removedores de manchas dentais, como os de Lobene ou de Panzeri et al, mostraram que o silicato de zircônia, um dos abrasivos de maior grau de abrasividade, não apresentou diferenças significantes de limpeza quando comparado a outros abrasivos, mostrando que a ação de um abrasivo sobre manchas extrínsecas da superfície…

leia mais

Uma pequena discussão acerca do efeito de limpeza dos dentifrícios – 5

Luís A. F. Chaim Estudos anteriores propõem o bombardeamento de nêutrons, irradiando a dentina especialmente e analisando posteriormente a radioatividade removida pelo abrasivo. O uso da reflexão pela luz do laser e métodos de mensuração de radioatividade, avaliação da rugosidade da superfície devem ser incluídos quando se pretende avaliar a abrasividade de dentifrícios. Quando há correlação entre os resultados destes…

leia mais

Uma pequena discussão acerca do efeito de limpeza dos dentifrícios – 4

Luís A. F. Chaim IN SITU, os movimentos executados durante as escovações não são constantes pelas condições motoras existentes em cada indivíduo e suas dificuldades naturais, assim o abrasivo sob o efeito da pressão das cerdas pode nem ser considerado. 6 – Não tendo constância de pressão sobre a superfície dental, pode realmente os abrasivos causar efeito de abrasão nas…

leia mais

Uma pequena discussão acerca do efeito de limpeza dos dentifrícios – 3

Luís A. F. Chaim Nos estudos IN VITRO, devemos considerar algumas limitações, quando queremos comparar com a realidade IN SITU: 1 – A pressão exercida sobre a escova durante o ato escovatório IN SITU nem sempre é constante, e em cada região da boca pode sofrer modificações. Sobre o corpo de prova é mantida sempre a mesma, durante toda experimentação.…

leia mais

Uma pequena discussão acerca do efeito de limpeza dos dentifrícios – 2

Luís A. F. Chaim Embora existam várias gradações de abrasividade nos produtos usados em um dentifrício, desde as mais baixas, até as mais altas, devemos analisar separadamente o termo abrasão, que está mais associado ao desgaste de uma superfície, enquanto que a função do abrasivo na formulação de uma pasta dental está associada ao polimento e limpeza da superfície. Portanto,…

leia mais

Uma pequena discussão acerca do efeito de limpeza dos dentifrícios – 1

Luís A. F. Chaim Os dentifrícios são compostos por vários ingredientes, que lhes conferem uma série de propriedades, dentre as quais, características abrasivas, detergentes (espumante), consistência cremosa, sabor agradável, sensação de frescor, entre outras. Uma possível maior efetividade na remoção da placa e de manchas extrínsecas, pode estar associada a presença e tipo de abrasivo contido num dentifrício. Deste modo,…

leia mais