ARQUIVO DE

..

Defeitos de higiene bucal associados às técnicas de uso do fio dental 3

Luís A. F. Chaim Quanto aos defeitos de adaptação do fio à superfície dentária pudemos notar com freqüência uma pressão exagerada do fio em direção ao sulco gengival, fato este que pode produzir traumas teciduais, acompanhados de ferimentos e inflamação gengival. (Figura 1) A aplicação do fio dental desta maneira errônea, pode ainda deixar cicatrizes e marcas que são facilmente…

leia mais

Defeitos de higiene bucal associados às técnicas de uso do fio dental 2

Luís A. F. Chaim Outro aspecto negligenciado e observado em nosso experimento foi o espaço muito grande de fio dental existente entre os dedos. (Figuras 1 e 2) Quando o espaço é muito grande a penetração do fio entre os pontos de contato torna-se prejudicada, pois não há precisão e domínio do usuário sobre o fio, podendo, deste modo, haver…

leia mais

Defeitos de higiene bucal associados às técnicas de uso do fio dental 1

Luís A. F. Chaim Realizamos um estudo com 192 crianças, jovens e adultos, com idade variando entre 8 e 51 anos, onde avaliamos a eficiência do uso do fio dental em relação à remoção de placa bacteriana dos espaços interdentais e as técnicas desenvolvidas para sua aplicação. Foi observada a presença de inúmeros erros de técnica de uso do fio…

leia mais

Palitos Interdentais

Os palitos utilizados para a limpeza dos espaços interdentários são constituídos de pontas de madeira. Dados históricos apontam que em escavações na cidade da Babilônia chamada “Ur”, por volta de 3550 AC, foram encontradas comprovações sobre o uso de palitos de ouro para a limpeza dos dentes. Aparentemente, os palitos foram introduzidos na França pelo primeiro ministro espanhol Antonio Peres…

leia mais

Escovas interdentais 2

As escovas interdentais devem ter cerdas com textura macia, evitando assim, possíveis ferimentos teciduais que possam comprometer a saúde periodontal. Aparentemente as escovas interdentais com diâmetros ultrafinos, que experimentamos apresentaram as cerdas com textura mais dura. O arredondamento das pontas das cerdas é outro importante fator para a manutenção da saúde periodontal. Estudos com escovas interdentais demonstraram o efeito de…

leia mais

Escovas interdentais 1

As escovas interdentais quando utilizadas em espaços interproximais grandes, tem apresentado resultados muito eficientes na remoção do biofilme dental, podendo inclusive, penetrar entre 2,0 a 2,5 mm abaixo do nível gengival, removendo biofilmes nas superfícies centrais das faces interdentais, bem como, atuar sobre as superfícies radiculares côncavas com eficiência e em superfícies proximais adjacentes a áreas edêntulas. Fox & Bosworth…

leia mais

Instrumentos acessórios e auxiliares do fio dental na limpeza do espaço interdental 2

Cuidados especiais devem ser tomados quando da passagem do fio pelos pontos de contato, principalmente, quando executados com muita pressão, acabam ferindo o tecido gengival. Outro interessante acessório desenvolvido para o auxílio do transporte do fio pelos espaços interdentários de pacientes portadores de próteses parciais fixas e principalmente daqueles que utilizam aparelhos ortodônticos fixos, são os “passa-fios”. Os “passa-fios” são…

leia mais

Usando o fio dental – Técnicas 3

O fio deve ficar posicionado no meio da polpa digital (Figura 1) dos dedos indicadores e polegares ou somente os dedos indicadores, evitando deste modo, que este escorregue e necessite do apoio de outros dedos, o que dificultaria a introdução do fio nos espaços interdentais posteriores (Figura 2).                         …

leia mais

Usando o fio dental – Técnicas 2

Para a arcada superior os dedos polegares devem ficar posicionados sempre nas regiões vestibulares correspondentes, ou seja, quando do uso do fio no lado direito, o dedo polegar usado para levar o fio nessa região deverá ser o da mão direita, enquanto que para o lado esquerdo, o polegar esquerdo deve ser mantido à frente. Os dedos indicadores serão os…

leia mais

Usando o fio dental – Técnicas 1

A eficácia na remoção do biofilme dental dos espaços interdentais pelo uso do fio dental está diretamente relacionada à aplicação de uma técnica adequada. As principais características que devem ser observadas na aplicação da técnica de uso do fio dental, quando de seu desenvolvimento são: 1 – empunhadura adequada; 2 – adaptação do fio às superfícies dentárias e 3 –…

leia mais

posts anteriores