ARQUIVO DE

..

O uso do fio dental – Limpeza do espaço interdentário

Desde o experimento de Löeem 1965 temos conhecimento da importância da limpeza dos biofilmes dentais nos espaços interdentários e quais os reflexos para a saúde periodontal dos indivíduos, na ausência de sua remoção. Em função das dificuldades de acesso das escovas dentais nas superfícies interdentárias, especialmente pelo reduzido espaço entre os dentes, quando estes se encontram numa situação de oclusão…

leia mais

Método de escovação de Bass

Para a execução do método de Bass, durante a escovação, as cerdas devem ser levemente forçadas em direção ao sulco gengival, tanto nas faces livres, como nas proximais, mantendo um ângulo de aproximadamente 45o entre as cerdas e o longo eixo dos dentes (Figura 1).                               Figura 1– Inclinação das cerdas em 45o em relação ao longo eixo do…

leia mais

Adaptação e Manuseio Adequados ao Método de escovação de Bass – 2

Na empunhadura da escova para a escovação dos dentes do lado esquerdo em indivíduos destros, o dedo indicador deverá estar posicionado atrás da cabeça da escova, direcionando-a corretamente durante as escovações (Figura 1). O mesmo servirá para as escovações do lado direito em indivíduos canhotos.                         Figura 1 – Para as escovações dos dentes do lado oposto a mão…

leia mais

Adaptação e Manuseio Adequados ao Método de escovação de Bass – 1

Para a adaptação e manuseio corretos da técnica de Bass, as cerdas devem procurar penetrar com leve pressão os sulcos gengivais, numa angulação em torno de 45o em relação ao longo eixo dos dentes (Figura 1). Deve ser observado ainda, que na empunhadura da escova, todos os dedos da mão devem estar apoiados sobre o cabo (Figura 2), ficando encaixada…

leia mais

Defeitos de higiene bucal associados ao método de escovação de Bass – 4

Dos defeitos de encaixe e adaptação das escovas nas arcadas, a direção da cabeça na colocação da escova no hemiarco foi muito freqüente. A cabeça da escova deve estar voltada para o lado correspondente à sua aplicação, ou seja, do lado direito, a cabeça da escova deverá estar posicionada na mesma direção e do lado esquerdo, no mesmo sentido, ver…

leia mais

Defeitos de higiene bucal associados ao método de escovação de Bass – 3

Outros defeitos de adaptação das cerdas no sulco gengival variaram, ora fora do sulco sobre a superfície dental (Figura 1), ora sobre o tecido gengival. Ficando as cerdas sobre o tecido gengival (Figura 2), as mesmas podem causar um maior número de traumas teciduais em função de seu posicionamento por sobre o tecido gengival e no segundo caso, não há…

leia mais

Defeitos de higiene bucal associados ao método de escovação de Bass – 2

Normalmente, o cansaço provocado pelo uso de empunhaduras inadequadas, poderá promover dificuldades de alinhamento das cerdas em relação à linha cérvico-gengival (região sulcular), o abaixamento do cabo e sua conseqüente inclinação pode ser observado na figura 1.    Figura 1 – Inclinação do cabo inadequada, tirando as cerdas do alinhamento cérvico-gengival. Dentre os defeitos mais comuns encontrados em nosso estudo,…

leia mais

Defeitos de higiene bucal associados ao método de escovação de Bass – 1

Considerando as dificuldades em se desenvolver a técnica de Bass de maneira adequada, tanto do ponto de vista do paciente, como agente motor encarregado do desempenho próprio da técnica, quanto do profissional, imprescindível no processo educacional, como introdutor da técnica, através da educação e motivação constantes, realizamos um estudo, avaliando os problemas mais freqüentes encontrados, quando da execução desta técnica.…

leia mais