ARQUIVO DE

..

Confeccionando um raspador de língua

O uso de raspadores de língua tem mostrado sua eficiência na limpeza da língua e na diminuição da halitose. Considerando a necessidade de higiene da língua propomos o uso de um raspador de língua alternativo, barato e eficaz, um “Raspador de Língua Simplificado” (RLS), confeccionado a partir de lacres de tampas plásticas, (Figura 1) que podem ser obtidos de diversos…

leia mais

Instrumentos para a higiene da língua – 2

Raspadores de língua foram artefatos de higiene também utilizados por romanos, como observado por Proskauer & Witt, ao apresentar um conjunto de instrumentos para toalete, datado do ano 100 DC, consistindo além do raspador, de um removedor de cera de ouvido e um limpador de unhas. Entre o final do séc. XVI e início do séc. XVII, holandeses, franceses e…

leia mais

Instrumentos para a higiene da língua

Tradicionais filosofias e religiões estabeleceram a necessidade de limpeza da boca, incluindo a superfície lingual. No budismo encontram-se relatadas algumas alterações em conseqüência da ausência de higiene bucal, dentre elas: “a boca torna-se fétida, porque os nervos que conduzem o paladar na língua não estão limpos e bílis, fleuma e alimentos recobrem-na toda”. Por sua vez, os hindus, considerando a…

leia mais

Mais um experimento que realizamos sobre higiene da língua

Testamos a limpeza da língua através de escovas dentais em comparação com um raspador de língua simplificado (RLS) em 32 jovens e observamos que 29 (90,62%) deles afirmaram ter o reflexo de ânsia durante as escovações, enquanto que, ao se utilizar o raspador, somente 13 (40,62%) descreveram este tipo de desconforto. Um dos principais motivos apontados pelos jovens que participaram…

leia mais

A Higiene da Língua na Prática

A prática da higiene da língua não tem demonstrado qualquer aumento de irritação tecidual e a maioria dos indivíduos que a executam, mostram além da excelente aceitação e da sensação de limpeza obtida, interesse em continuar a sua execução. Ao se realizar a escovação da língua, a escova deve ser colocada no sentido transversal, a fim de obter o maior…

leia mais

A Higiene da língua como um recurso para a manutenção do equilíbrio da microbiota bucal – 2

A higiene da língua tem demonstrado sua importância desde a mais remota antiguidade, estando inicialmente associada a aspectos religiosos. Historicamente, a higiene da língua, apresentou-se associada a diversos cultos e filosofias religiosas, tais como, no Hinduismo, no Budismo, mesmo até no Islamismo, onde uma citação de Maomé afirma: “Vocês devem limpar suas bocas porque é um modo de louvar Deus”…

leia mais

A Higiene da língua como um recurso para a manutenção do equilíbrio da microbiota bucal – 1

A língua, um dos maiores ecossistemas bacterianos bucais, pode conter residentes em sua superfície variadas espécies e gêneros, oferecendo múltiplas variações ou alterações de composição no decorrer do dia ou da vida, tanto em número de microrganismos, quanto em tipos, em decorrência de qualquer mudança efetuada sobre o habitat. Essas mudanças podem promover o equilíbrio entre as espécies de microrganismos…

leia mais

A empatia

Outro importante aspecto a ser considerado no processo de motivação, além do conhecimento e do entusiasmo do profissional, é a empatia. A palavra empatia vem do grego: “empátheia”, que significa: entrar no sentimento. De acordo com Goleman, a “empatia exige bastante calma e receptividade para que os sutis canais de sentimento de uma pessoa sejam recebidos e imitados pelo cérebro…

leia mais

A mídia

Em caráter de longo prazo, muitas situações podem ocorrer, principalmente quando, em se tratando da manutenção da saúde bucal, o paciente, por ser de alto risco para a cárie dental, por exemplo, requer também, o controle do consumo de sacarose; situação esta que pode se complicar em se tratando de um paciente na idade infantil ou mesmo na adolescência. Em…

leia mais

Paciência

O paciente deve ainda estar ciente de que a manutenção da saúde quer bucal ou geral, é um projeto que se desenvolve em longo prazo. Respostas curtas e rápidas podem ser obtidas, no entanto, a saúde, quando efetivamente restaurada, só será mantida, com o trabalho e a dedicação constantes e permanentes, o que de certo modo, contraria a vontade dos…

leia mais

posts anteriores