ARQUIVO DE

..

Problemas físicos ou mentais

Pacientes com problemas físicos ou mentais, acidentados, hospitalizados, traumatizados e ou com outras complicações, podem afetar de modo decisivo o resultado de eliminação de biofilmes bucais. Em função do uso de drogas para os diversos problemas psíquicos encontrados em pacientes portadores de deficiências mentais, além das dificuldades motoras inerentes às doenças, das dificuldades motivacionais e de aprendizado existentes, o desenvolvimento…

leia mais
  • por drchaim
  • 26 de janeiro de 2012

Higiene Bucal do Bebê

A higienização bucal do bebê deve ser iniciada logo que os primeiros dentes façam a sua erupção. A limpeza pode ser exercida através de uma gaze, um tecido atoalhado macio, (Figura 1) ou ainda, fralda de algodão, enrolados no dedo indicador, como uma dedeira, devendo ser aplicados sempre umedecidos com água filtrada e fervida ou soro fisiológico (Figura 2) pelas…

leia mais
  • por drchaim
  • 25 de janeiro de 2012

Fatores intrínsecos agravantes – A idade do paciente

Mesmo considerando a motivação e a habilidade motora, os requisitos fundamentais para uma boa higiene bucal, não podemos deixar de observar que a idade do paciente pode significar uma maior ou menor dificuldade para o desempenho da higiene. Em geral, crianças apresentam dificuldades motoras para o exercício das técnicas de higienização. Portanto, o treinamento das crianças deve ser diferenciado, já…

leia mais
  • por drchaim
  • 24 de janeiro de 2012

A motivação e a habilidade motora do paciente

No caso da motivação, embora seja uma qualidade que o paciente deva cultivar e aprimorar, o profissional tem a sua parcela de responsabilidade no estabelecimento e na sua manutenção. A execução de qualquer tipo de técnica de higiene bucal, através de métodos mecânicos, depende da habilidade motora do indivíduo, portanto, ao ser estabelecido um programa instrucional de higiene bucal, este…

leia mais
  • por drchaim
  • 23 de janeiro de 2012

Fatores intrínsecos (ligados ao paciente)

Dentre os fatores intrínsecos, ou os que estão diretamente relacionados com o paciente, destacam-se: a motivação e a habilidade motora. Outros fatores podem ser agravantes, como: idade; presença de problemas físicos ou mentais, pacientes acidentados, hospitalizados, traumatizados e outros; hábitos de higiene, como a freqüência, tempo dispensado, força, presença de ferimentos ou lesões teciduais; condições bucais de acesso, como a…

leia mais
  • por drchaim
  • 21 de janeiro de 2012

Desempenho das técnicas de higiene bucal

Embora existam técnicas de higienização bucal mais ou menos eficientes, em função de suas próprias características, ou ainda, em razão dos instrumentos escolhidos para a sua execução, uma série de fatores pode afetar o desempenho. Fatores de ordem intrínseca, devidos exclusivamente aos pacientes e fatores de ordem extrínseca, independentes da vontade ou capacidade dos pacientes, podem ocorrer com muita freqüência,…

leia mais
  • por drchaim
  • 20 de janeiro de 2012

Equilibrando o Meio Ambiente Bucal através da Higiene

O restabelecimento do equilíbrio da microbiota no meio ambiente bucal pode determinar a manutenção da saúde do indivíduo. A microbiota desenvolve-se nos diversos habitats bucais como, por exemplo, a língua e os dentes. Os habitats bucais são locais naturalmente adequados para o crescimento bacteriano através de filmes aderidos às diversas superfícies bucais, essas verdadeiras placas bacterianas também são conhecidas como…

leia mais
  • por drchaim
  • 18 de janeiro de 2012

Saúde Bucal- Onde está a novidade? Uma Reflexão

No ano de 1999, publiquei um artigo no antigo Jornal da ACDC, hoje Revista, no v.XI, n.89, p.19, intitulado: “Saúde Bucal- Onde está a novidade? Uma Reflexão”. Mesmo passado algum tempo, após lê-lo novamente, infelizmente, ainda continua atual e por este motivo, transcrevo-o abaixo neste blog. É interessante notar como nós, seres humanos, estamos sempre ávidos por novidades. Cremos não…

leia mais
  • por drchaim
  • 17 de janeiro de 2012

Uma contribuição

Se vocês tiverem paciência de ler a minha tese de Doutoramento em Odontologia, pela FOP- Unicamp em 2001, (pode-se fazer o download pelo site) verão que com base nos resultados observados naquele estudo, pudemos afirmar que: A maioria dos cirurgiões-dentistas, naquele momento pareciam não apresentar condições adequadas para perceber ou diagnosticar casos de maus tratos em crianças ou adolescentes. Do…

leia mais
  • por drchaim
  • 14 de janeiro de 2012

Sobre implantes – referências

Algumas referências: Papaioannou et al; The effect of periodontal parameters on the subgengival microbiota around implants. Clinical Oral Implants research, 6, 197-204, 1995. Papaioannou, Quirynen & van Steenberghe; The influence of periodontitis on the subgingival flora around implants in partially edentulous patients. Clinical Oral Implants research, 7, 405-409, 1996. Persson et al; Bacterial colonization on internal surfaces of Branemark system…

leia mais
  • por drchaim
  • 13 de janeiro de 2012

posts anteriores